Segurança e Confiabilidade de Sistemas de Controle de Tráfego Aéreo
A tendência do mundo de tráfego aéreo está sendo cada vez mais congestionado, apesar da crise momentânea no setor. A demanda por vôos tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Entre 1960 e 1999, o transporte aéreo de passageiros cresceu 25 vezes, em termos de passageiros-quilômetros. No mesmo período, carga aérea cresceu 50 vezes em termos de toneladas-quilómetro. Esse crescimento fez com que o tráfego, medido em número de pousos e decolagens, aumento de 300% no mesmo período. Observou-se que o crescimento da demanda por transporte aéreo tem uma forte relação com o crescimento do PIB, tanto nacional como internacionalmente. A ICAO prevê que o tráfego aéreo média global vai crescer em média 4,5% por ano até 2010, enquanto na América Latina é o crescimento esperado de 5% ao ano. Portanto, a previsão é de que, em 2010, o tráfego aéreo no país seria de cerca de 47% maior do que hoje. Alguns analistas prevêem que o cenário internacional da Boeing até 2021 é ainda mais otimista, dando o crescimento da América do Sul o maior percentual médio neste período, cerca de 8%. Além disso, os mesmos analistas atribuem o tráfego mais elevado rácio / PIB do mundo à América do Sul devido a sua grande territorial.
A dúvida se o sistema atual de transporte aéreo suportar esse aumento. O índice atual de segurança no transporte aéreo ainda é aceito por grande parte da sociedade que, apesar dos acidentes que ocorrem, continuar a utilizar este sistema de transporte. Se o índice de corrente mantida a segurança, o aumento do número de acidentes seria proporcional ao crescimento de tráfego. Assim, o impacto sobre a procura pública seria tal que iria cair devido ao aumento aparente em risco. Para o crescimento previsto do tráfego pode ser realizado, deve haver investimento em segurança e confiabilidade dos sistemas futuros. Apenas com a evidência de uma maior segurança no utilizador potencial para realmente financiar o crescimento do sector. A configuração e tamanho do sistema de transporte de ar será largamente influenciado pela extensão dos resultados obtidos nas áreas de protecção da infra-estrutura da tecnologia, e ambiental. Por isso é muito importante que o projeto CNS / ATM pode ser implantado no Brasil, América Latina e do mundo.
Para o sistema para atender às necessidades presentes e futuras, os engenheiros do sistema de transporte aéreo e empresas relacionadas começou a fazer planos para médio e longo prazo para chegar a novos conceitos de operação de tráfego aéreo, utilizando os benefícios proporcionados pelos avanços tecnológicos em diversas áreas. O CNS / ATM, que sistematiza esses planos e sua execução, originou nos FANS do comitê (Future Air Navigation System) criados em 1983 pela ICAO. Em 1988, os estudos desta comissão foram concluídos e no ano seguinte, foi criado um novo comité chamado FANS II. Em 1991, o Projeto CNS / ATM foi apresentado na 10 ª Conferência de Navegação Aérea, como parte do II FANS. Três anos depois, em 1994, oficializou a Global Air ICAO Plano de Navegação para CNS / ATM do sistema no documento Doc Código 9623, que contém o calendário para a implementação do CNS / ATM e estabelece um prazo para a implementação de novos sistemas aeronáuticos do ano de 2010. O principal alvo destes planos de benefícios são:
• Digital Data Communications: A aeronave passará a fazer parte de uma rede mundial de comunicação de dados e pode enviar e receber informações que antes só podiam viajar sobre os canais de voz;
• Precisão de Navegação Global: em qualquer ponto do globo terão os sistemas da aeronave de posicionamento e sistemas de vigilância que pode relatar com precisão as suas localizações geográficas;
• Gerenciamento Unificado: a gestão do tráfego aéreo unificado será apoiada em sistemas que permitem que as agências de gestão a utilizar detalhada, confiável e em tempo real, bem como ferramentas computacionais para automação e apoio à decisão. A idéia é que os operadores gastam menos tempo com tarefas tediosas e repetitivas e desfrutar o melhor momento para otimizar os recursos do sistema, aumentando assim sua capacidade.
Para além dos benefícios localizadas, é essencial que o sistema é economicamente viável e benefício sistémica (global) eficaz, especialmente quando se trata de fiabilidade e segurança dos sistemas aeronáutica.
A aplicação local das diretrizes do CNS / ATM será promovido pelos governos nacionais. O campo da tecnologia nesta área é de interesse estratégico, tanto do ponto de vista da defesa do território, como o ponto de vista econômico, porque a prestação de tráfego aéreo tem uma maior rentabilidade do que o obtido pelos operadores de transportes próprios.
O Projeto CNS / ATM vai aumentar a quantidade de ferramentas de automação utilizados. Você deve perceber que a comunidade científica uma grande quantidade de pesquisa para fornecer metodologias e razões sistêmicas, especialmente matematicamente, para avaliação e verificação de sistemas de segurança relacionados com a automação ea capacidade de tráfego aéreo. Esta dissertação se propõe a oferecer um grande avanço neste campo. Durante a década de 1990, 16 categorias diferentes de acidentes de aeronaves foram identificadas. Uma análise destas categorias sugere que nove deles, o equivalente a 79% dos acidentes estão relacionados com a automatização. Como usar o software de automação de forma intensiva, há uma forte razão para o desenvolvimento de metodologias que têm foco em segurança de software. Uma vez que as metodologias baseadas para a avaliação e verificação da segurança e da capacidade do sistema de tráfego aéreo, você pode alavancar o desenvolvimento de ferramentas de automação, que permitem a flexibilidade prevista para a aprovação e acompanhamento dos procedimentos de vôo. Dentro deste cenário, que se aproxima o ar do sistema operacional de transporte sob o paradigma do vôo-livre, é possível avaliar se esse paradigma pode ser realizado com um aumento na capacidade de tráfego. Para todo esse progresso, parece útil estabelecer algumas regras sobre a apresentação de planos de vôo, associando essas regras para um sistema eficaz de benefícios e penalidades para assegurar a regularidade do seu cumprimento. Assim, o vôo-livre pode se tornar realidade.
A tendência do mundo de tráfego aéreo está sendo cada vez mais congestionado, apesar da crise momentânea no setor. A demanda por vôos tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Entre 1960 e 1999, o transporte aéreo de passageiros cresceu 25 vezes, em termos de passageiros-quilômetros. No mesmo período, carga aérea cresceu 50 vezes em termos de toneladas-quilómetro. Esse crescimento fez com que o tráfego, medido em número de pousos e decolagens, aumento de 300% no mesmo período. Observou-se que o crescimento da demanda por transporte aéreo tem uma forte relação com o crescimento do PIB, tanto nacional como internacionalmente. A ICAO prevê que o tráfego aéreo média global vai crescer em média 4,5% por ano até 2010, enquanto na América Latina é o crescimento esperado de 5% ao ano. Portanto, a previsão é de que, em 2010, o tráfego aéreo no país seria de cerca de 47% maior do que hoje. Alguns analistas prevêem que o cenário internacional da Boeing até 2021 é ainda mais otimista, dando o crescimento da América do Sul o maior percentual médio neste período, cerca de 8%. Além disso, os mesmos analistas atribuem o tráfego mais elevado rácio / PIB do mundo à América do Sul devido a sua grande territorial.
A dúvida se o sistema atual de transporte aéreo suportar esse aumento. O índice atual de segurança no transporte aéreo ainda é aceito por grande parte da sociedade que, apesar dos acidentes que ocorrem, continuar a utilizar este sistema de transporte. Se o índice de corrente mantida a segurança, o aumento do número de acidentes seria proporcional ao crescimento de tráfego. Assim, o impacto sobre a procura pública seria tal que iria cair devido ao aumento aparente em risco. Para o crescimento previsto do tráfego pode ser realizado, deve haver investimento em segurança e confiabilidade dos sistemas futuros. Apenas com a evidência de uma maior segurança no utilizador potencial para realmente financiar o crescimento do sector. A configuração e tamanho do sistema de transporte de ar será largamente influenciado pela extensão dos resultados obtidos nas áreas de protecção da infra-estrutura da tecnologia, e ambiental. Por isso é muito importante que o projeto CNS / ATM pode ser implantado no Brasil, América Latina e do mundo.
Para o sistema para atender às necessidades presentes e futuras, os engenheiros do sistema de transporte aéreo e empresas relacionadas começou a fazer planos para médio e longo prazo para chegar a novos conceitos de operação de tráfego aéreo, utilizando os benefícios proporcionados pelos avanços tecnológicos em diversas áreas. O CNS / ATM, que sistematiza esses planos e sua execução, originou nos FANS do comitê (Future Air Navigation System) criados em 1983 pela ICAO. Em 1988, os estudos desta comissão foram concluídos e no ano seguinte, foi criado um novo comité chamado FANS II. Em 1991, o Projeto CNS / ATM foi apresentado na 10 ª Conferência de Navegação Aérea, como parte do II FANS. Três anos depois, em 1994, oficializou a Global Air ICAO Plano de Navegação para CNS / ATM do sistema no documento Doc Código 9623, que contém o calendário para a implementação do CNS / ATM e estabelece um prazo para a implementação de novos sistemas aeronáuticos do ano de 2010. O principal alvo destes planos de benefícios são:
• Digital Data Communications: A aeronave passará a fazer parte de uma rede mundial de comunicação de dados e pode enviar e receber informações que antes só podiam viajar sobre os canais de voz;
• Precisão de Navegação Global: em qualquer ponto do globo terão os sistemas da aeronave de posicionamento e sistemas de vigilância que pode relatar com precisão as suas localizações geográficas;
• Gerenciamento Unificado: a gestão do tráfego aéreo unificado será apoiada em sistemas que permitem que as agências de gestão a utilizar detalhada, confiável e em tempo real, bem como ferramentas computacionais para automação e apoio à decisão. A idéia é que os operadores gastam menos tempo com tarefas tediosas e repetitivas e desfrutar o melhor momento para otimizar os recursos do sistema, aumentando assim sua capacidade.
Para além dos benefícios localizadas, é essencial que o sistema é economicamente viável e benefício sistémica (global) eficaz, especialmente quando se trata de fiabilidade e segurança dos sistemas aeronáutica.
A aplicação local das diretrizes do CNS / ATM será promovido pelos governos nacionais. O campo da tecnologia nesta área é de interesse estratégico, tanto do ponto de vista da defesa do território, como o ponto de vista econômico, porque a prestação de tráfego aéreo tem uma maior rentabilidade do que o obtido pelos operadores de transportes próprios.
O Projeto CNS / ATM vai aumentar a quantidade de ferramentas de automação utilizados. Você deve perceber que a comunidade científica uma grande quantidade de pesquisa para fornecer metodologias e razões sistêmicas, especialmente matematicamente, para avaliação e verificação de sistemas de segurança relacionados com a automação ea capacidade de tráfego aéreo. Esta dissertação se propõe a oferecer um grande avanço neste campo. Durante a década de 1990, 16 categorias diferentes de acidentes de aeronaves foram identificadas. Uma análise destas categorias sugere que nove deles, o equivalente a 79% dos acidentes estão relacionados com a automatização. Como usar o software de automação de forma intensiva, há uma forte razão para o desenvolvimento de metodologias que têm foco em segurança de software. Uma vez que as metodologias baseadas para a avaliação e verificação da segurança e da capacidade do sistema de tráfego aéreo, você pode alavancar o desenvolvimento de ferramentas de automação, que permitem a flexibilidade prevista para a aprovação e acompanhamento dos procedimentos de vôo. Dentro deste cenário, que se aproxima o ar do sistema operacional de transporte sob o paradigma do vôo-livre, é possível avaliar se esse paradigma pode ser realizado com um aumento na capacidade de tráfego. Para todo esse progresso, parece útil estabelecer algumas regras sobre a apresentação de planos de vôo, associando essas regras para um sistema eficaz de benefícios e penalidades para assegurar a regularidade do seu cumprimento. Assim, o vôo-livre pode se tornar realidade.
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